Queda de Cabelo

Como fazer tratamento do cabelo corretamente: o guia completo

Não importa como ele é: liso, cacheado, ondulado, preto, castanho, ruivo, loiro, seja qual for o tipo, por mais saudável que possa parecer, você sempre vai precisar fazer tratamento nos cabelos. O tipo de tratamento vai depender de como o seu cabelo é ou está. Quanto mais danificados ou ressecados, mais cuidados você terá que ter.

E isso você mesma pode fazer em casa. Os principais tratamentos do cabelo são feitos com plantas medicinais e fitoterápicas e promovem o crescimento, ajudam no fortalecimento dos fios e mantém o couro cabeludo saudável. Quer saber como fazer? Vem com a gente ler esse artigo!

Tratamento do cabelo danificado

Manter o cabelo saudável é uma tarefa difícil, principalmente para quem gosta de pintar ou alisar as madeixas. A hidratação é uma das melhores e mais fáceis formas de tratar os fios danificados, pois pode ser feita em casa com produtos caseiros ou cosméticos.Mulher mexendo no cabelo procurando aonde pode estar danificado

Como saber se seu cabelo está danificado?

É muito fácil identificar se o seu cabelo está danificado pelo toque ou olhar de um profissional no salão de beleza. Os sinais são: ressecamento, desbotamento, porosidade, queda excessiva, pontas duplas, fino, seco e com quebra química. Também há um teste que pode ser feito. Estique o fio e analise se há elasticidade. Se ele se partir, significa que está danificado e você precisa cuidar.

O que faz o cabelo ficar danificado?

Com tantos procedimentos estéticos nos fios, a química sobrecarrega e acaba com a saúde capilar. E não é só a química que destrói os cabelos, poeira, sol, vento, umidade, cloro da piscina, sal do mar e a poluição danificam e deixam os fios sem vida e você nem percebe.

A descoloração é o processo que mais danifica o cabelo, pois destrói os pigmentos e oxida os aminoácidos. Alisamento, escova progressiva com formol e tinturas também estragam os fios. Quem usa secador, chapinha ou vive no ar condicionado também está exposto aos fatores que danificam os cabelos.

Tratamento de fios danificados

Em casos de fios muito danificados é recomendado que você consulte um especialista antes, para saber qual o grau do problema e identificar o qual a solução mais adequada. Confira alguns tipos de tratamentos indicados para restaurar os fios danificados que são feitos no salão de beleza:

Botox capilar: é um tratamento do cabelo que tem a função de reconstruir, indicado para aqueles fios extremamente danificados, que sofreram com alisamento ou descoloração. O botox é capaz de selar a cutícula e repõe a massa perdida do cabelo. Diminui o frizz e deixa os cabelos mais macios e brilhantes.

Cauterização: é um dos tratamentos do cabelo mais conhecidos dos salões de beleza. Tem a função de repor queratina utilizando um procedimento reconstrutor complexo e de choque, que devolve o volume e a firmeza da fibra capilar.

Detox capilar: é um tratamento do cabelo que promove a desintoxicação do couro cabeludo. Elimina as impurezas da raiz, desobstrui os poros e permite que a oleosidade natural volta a ser produzida pela pele da cabeça. Outra vantagem é que estimula a circulação na cabeça, contribuindo para o crescimento dos fios, além de fornecer vitaminas e nutrientes para deixar os cabelos mais hidratados e macios.

Velaterapia: é um procedimento que tem o objetivo de eliminar pontas duplas utilizando a vela para queimar as partes danificadas do fio.

Nanoqueratinização: é um tratamento do cabelo que consiste em utilizar a nanotecnologia para aplicar queratina nos fios. A técnica aumenta a eficácia da aplicação. As moléculas da proteína são reduzidas ao menor tamanho possível e penetram mais fácil e profundamente nos fios, fazendo com que ele fique mais resistente.

Em casa: você também pode fazer um cronograma de tratamento do cabelo em casa, com cosméticos próprios para esse procedimento. É de baixo custo, mas você precisa saber escolher os produtos corretos, para não piorar o problema no seu cabelo.

Dicas para manter o cabelo sempre saúdavel5 dicas para manter os fios sempre saudáveis

Manter os cabelos sempre saudáveis não é fácil. Para isso, você vai precisar manter um ritual de cuidados. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Cada cabelo exige um tipo de cosmético diferente que atenda suas necessidades. É interessante que você converse com um profissional que indique o produto ideal para o seu tipo de cabelo.
  2. Invista em shampoos de limpeza profunda para remover os resíduos que se acumulam com a utilização de condicionadores, leave-in ,shampoos e máscaras. Se não forem removidos, deixam seus cabelos fragilizados e sem brilho dificultando a ação de hidratantes. Esse tratamento do cabelo é indicado é fazer uma vez por semana para manter o pH dos fios e eliminar as impurezas.
  3. Faça hidratações semanais com máscaras. Para uma melhor penetração dos nutrientes e minerais use o shampoo de limpeza profunda. Desta forma os fios vão ter maior facilidade de absorção, melhorando o brilho, maleabilidade e a maciez do cabelo.
  4. Cabelos também precisam de filtro solar. A exposição intensa aos raios do sol promove o envelhecimento precoce, danifica e quebra as cutículas. Use todos os dias, mesmo que não tenha sol, pois a radiação solar existe durante todo o dia.
  5. Proteção térmica é indispensável para quem usa chapinha, secador ou babyliss com frequência. O calor danifica os fios, causa a quebra, pontas duplas, resseca e deixa opaco. A dica aqui é investir em cosméticos termoativados para o tratamento do cabelo.

Tratamento para cabelos ressecados

O ressecamento dos fios acontece quando o pH do cabelo se altera, as cutículas dilatam e ficam desprotegidas, ou então quando os fios perdem o revestimento natural de gordura. Poluição, exposição solar ou excesso de química são fatores que contribuem para o ressecamento.

Como saber se seu cabelo está ressecado?

Antes de tudo é importante saber a diferença entre cabelo danificado e ressecado. Os fios danificados sofreram perda da matéria e tem a cutícula com muitas falhas, deixando o cabelo elástico. Já o ressecamento é quando as escamas se levantam da fibra, permitindo que os nutrientes saiam e retire o brilho dos fios.

Um dos sinais mais claros de que seu cabelo está ressecado é o aparecimento de pontas duplas. As pontinhas espigadas deixam uma aparência horrível no cabelo e causam a quebra capilar. Outro sinal é dificuldade em desembaraçar o cabelo. Quando ele está ressecado, se mistura facilmente impedindo a escova de passar entre os fios. Por isso, é importante fazer um tratamento do cabelo.

Tratamento de fios ressecados

Shampoo pH neutro: para tratar cabelos ressecados por causa de procedimentos químicos é importante, antes de tudo, evitar shampoos que contenham pH alcalino. Troque por produtos que tenham substâncias que equilibram o pH, como os neutros. A dica é sempre ficar atenta ao rótulo.

Hidratação capilar: cabelos ressecados precisam de hidratação com frequência, pois é um tratamento do cabelo fundamental para repor água e os nutrientes perdidos pela fibra capilar. Você pode repor os lipídios do cabelo com a umectação com óleo de coco. Aplique mecha por mecha e massageando o couro cabeludo para ativar a circulação e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, lave com shampoo e aplique o condicionador.

Leave-in: este produto ajuda a proteger o couro cabeludo e os fios dos raios solares, do cloro e demais fatores que ressecam os fios. Pode ser usado até como forma de prevenção e não apenas tratamento do cabelo. O leave-in pode ser encontrado em forma de creme para pentear ou sem enxágue, que não deixam resíduos na sua cabeça.

Séruns com silicone: reparadores de pontas à base de silicone selam as cutículas e ajudam no tratamento do cabelo, recuperando os fios. Eles foram uma camada protetora ao redor do cabelo, que gruda as escamas que se soltaram devido ao dano da cutícula. Evita a queda, diminui o frizz e a eletricidade estática, além de deixar o cabelo com brilho e maleável.

Cuidado com a temperatura da água: ao lavar o cabelo a água deve ser morna ou fria, no caso de cabelos ressecados. Lavar os fios com água quente vai fazer com que a gordura que reveste o fio seja removida. A ação também abre as cutículas, deixando o cabelo mais suscetível ao sol, poluição e agentes que ressecam os fios.

Ampolas de hidratação: são super rápidas e práticas de usar, além de ter uma ação imediata. As ampolas de tratamento tem a função de penetrar nos fios, regenerando a forma e melhorando a resistência. As ampolas não devem ser misturadas aos shampoos, condicionadores ou cremes de hidratação, pois um vai anular o benefício do outro.Descubra os tratamentos para fazer o cabelo crescer mais rápido

Tratamento para o cabelo crescer

Para o cabelo crescer mais rápido, é necessário que ele tenha todos os nutrientes disponíveis para melhorar a ação das células para formar os fios e melhorar a circulação sanguínea. Para isso, é necessário cuidar bem dos fios, do couro cabeludo e ter uma alimentação saudável, composta por substâncias que contribuem para o crescimento do cabelo.

Hidratação

Promover a hidratação do cabelo torna o ambiente favorável para que os fios venham mais fortes e cresçam mais rápido. Pode ser feita com uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo. Após lavar os fios com shampoo e condicionador, aplique a máscara e deixe agir por alguns minutos. Lave bem para que não fique nenhum vestígio, pois os resíduos também podem dificultar o crescimento dos fios.

Tratamento caseiro

Existem muitos tratamentos do cabelo que podem ser feitos em casa. Eles são capazes de aumentar o tamanho dos fios de forma rápida e saudável mantendo nutrido, forte e brilhoso. Confira alguns métodos de tratar o cabelo em casa.

Chás

Usar chá para tratamento do cabelo é uma forma barata, natural e eficaz. Você pode beber ou até mesmo passar nos fios. Os chás também podem ser preparados com sachês industrializados ou com folhas naturais, colhidas no jardim.

Alecrim: fortalece, faz crescer, diminui a queda e a oleosidade do cabelo e pode ser misturado com a polpa da babosa.

Chá verde: ajuda a hidratar e é ótimo para estimular o crescimento. Misture o chá em uma máscara de hidratação e aplique da raiz às pontos dos cabelos. Pode ser aplicado somente o chá também nos fios.

Canela: contribui para os reflexos avermelhados dos fios e estimula o crescimento.

Camomila: ajuda o cabelo a ficar mais dourado e claro. Também promove a limpeza.

Hortelã: controla a oleosidade no couro cabeludo, estimulando o crescimento.

Folha de amora: combate a queda de cabelo e fortalece os fios.

Carqueja: combate a caspa, criando um ambiente favorável no couro cabeludo para o crescimento dos fios.

Jaborandi: fortalece e estimula o crescimento dos cabelos.

Para preparar os chás você deve misturar as ervas com um pouco de água, levar ao fogo até levantar fervura. Espere esfriar e coloque em um borrifador para facilitar a aplicação. Lave os cabelos normalmente e finalize com o banho de chá, fazendo massagem com movimentos circulares. Não enxágue. Evite expor os fios ao sol enquanto estiver com os chás nos cabelos.

Remédios naturais

Existem também alguns remédios caseiros perfeitos para o tratamento do cabelo, sem risco de danificar os fios, e os ingredientes podem ser encontrados dentro da sua geladeira ou despensa.

Azeite de oliva: muito utilizado para a saúde e beleza desde a época grega, o azeite conta com propriedades regenerativas. Favorece o crescimento ajuda a regenerar a fibra capilar, aumenta o colágeno deixando os cabelos mais fortes. Ideal para quem tem cabelos danificados, maltratados ou secos.

Suco de batata: o líquido tem propriedades que aceleram o crescimento do cabelo, fortalecendo o couro cabeludo e a fibra capilar. Para usar o suco, lave as batatas e descasque. Bata no liquidificador formando um purê e adicione um pouco de água. Coe essa mistura e aplique a água no cabelo, massageando bem. Lave 30 minutos depois.

Suco de cebola: entre os benefícios de tratamento do cabelo com a cebola está dar força e brilho para os fios, prevenir a queda de cabelo, melhorar a circulação do sangue fazendo o cabelo crescer mais rapidamente. Para fazer, basta colocar água para ferver com algumas cebolas dentro e enxágue o cabelo com essa água.

Máscara de ovo: o ovo é um alimento que contribui muito para a regeneração capilar e produção de cabelo novo devido ao alto índice de biotina e proteínas. Para fazer a máscara, bata um ovo com um pouco de óleo. Aplique no cabelo e deixe agir por cinco minutos. Lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.Tratamentos modernos e seguros para seu cabelo crescer

Novos e modernos tratamentos

Atualmente no mercado, existem os mais variados tipos de tratamento do cabelo. Os novos e modernos dispositivos visam potencializar a ação dos ativos e reduzir o tempo do tratamento.

O tratamento feito com luzes , como o LED, faz a distribuição da luz de maneira uniforme na cabeça, espalhando bem o produto aplicado no tratamento do cabelo. Otimiza o tempo, aumenta a vascularização e melhora a fisiologia promovendo a renovação celular do couro cabeludo.

Tratamento com luz de LED LLLT

O tratamento com os princípios da luz de LED, também conhecida como  Low Level Light Terapy, em pequena quantidade e em comprimentos de onda específicos tem ação fotoquímica que afeta a permeabilidade da membrana celular, estimula as células a produzirem o hormônio ATP, dando mais energia à célula para que realize suas funções.

A LEDterapia atua como auxiliar no processo de cicatrização, aumenta a circulação, acelera os processos inflamatórios entre muitos outros benefícios. A fotobiomodulação ou LEDterapia, estimula a célula através da luz. Contribui para a diminuição da queda do cabelo, melhora o espessamento progressivo da haste e a qualidade do fio e aumenta a densidade do cabelo.

Neste artigo falamos um pouco sobre os fatores que podem danificar os fios e a importância do tratamento do cabelo mesmo sem estar danificado. Alimentação rica em nutrientes e vitaminas e máscaras caseiras são muito benéficas para manter a saúde dos fios.

Quer entender mais sobre queda de cabelo? Leia esse artigo e entenda o que você ainda não sabe sobre o cabelo caindo da raiz.

Baixe agora mesmo o e-book “Como parar a queda de cabelo.” e continue cuidando da sua saúde!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.