Queda de Cabelo

O guia simples sobre como parar a queda de cabelo urgente!

Este guia irá te ajudar a parar com a queda de cabelo

A queda de cabelo tem te incomodado ultimamente? Percebeu que tem muitos fios espalhados pela casa, no ralo do banheiro, na escova de cabelo e já está ficando apavorado achando que vai ficar careca? Fique calmo, pois calvície é algo que afeta milhares de pessoas no mundo, pelo menos uma vez na vida.

Muitas vezes o problema é reversível. Quanto antes você perceber a queda acentuada, antes vai poder descobrir a causa e tomar a atitude necessária para reverter a situação. Mas como fazer para parar a queda de cabelo urgente? Neste artigo vamos falar sobre isso e mais um pouco. Prepare-se para a leitura!

homem passando a mão no cabelo caindoCabelo caindo, o que fazer?

Seu cabelo está caindo muito? Muitas vezes a solução pode ser simples. Com pequenas atitudes diárias a situação pode ser amenizada ou até mesmo sanada. Confira a seguir, alguns cuidados que você pode tomar para ajudar a parar a queda de cabelo urgente.

Evite ficar longos períodos sem lavar o cabelo

O excesso de sebo no couro cabeludo influencia diretamente na saúde do couro cabeludo, favorecendo a calvície. A dermatite seborreia é uma doença crônica que atinge a raiz dos cabelos e estimula a produção exagerada da oleosidade.

Se você possui o couro cabeludo muito oleoso e quer parar a queda de cabelo urgente, deve lavar todos os dias, não esquecendo de utilizar produtos corretos para o seu tipo de cabelo, evitando que outros problemas apareçam pelo uso inadequado de shampoos ou condicionadores.

Evite o calor muito próximo aos fios

Evite encostar o secador nos fios de cabelo. Aquecer demais a raiz prejudica os folículos capilares, causando a queda ou outros problemas no couro cabeludo. O ideal é deixar secar naturalmente, evitando comprometer a saúde das madeixas.

Cuide também com a temperatura que você usa para secar os cabelos, os mais finos e frágeis devem ser secados com a temperatura moderada. Ao terminar, passe um jato de ar frio logo em seguida para soltar os fios e selar as cutículas. Isso vai te ajudar a parar a queda de cabelo.

Cuide bem da alimentação

A má alimentação é uma das principais causas da queda de cabelo. Dietas malucas e restritivas podem trazer sérios problemas de saúde também. Quando você não se alimenta de todos os nutrientes que precisa, seu corpo reage. A falta de ferro, por exemplo, pode ser um dos causadores da calvície.

O ferro é essencial para manter os fios fortes. Ele faz parte da formação dos glóbulos vermelhos que nutre os folículos capilares, deixando o cabelo mais firme e com brilho. Outra causa comum na queda de cabelo é o excesso de vitamina A no organismo. Por isso, é fundamental observar seus hábitos alimentares caso queira parar a queda de cabelo, esse é um dos primeiros passos.

Para mais informações referente a alimentação, veja nosso guia dos alimentos que fazem o cabelo crescer.

Evite a água muito quente ao lavar os fios

A alta temperatura da água remove a oleosidade natural do couro cabeludo e dos fios, ocasionando a queda de cabelo. Além disso a água muito quente também pode trazer outros problemas como seborréia e irritações. Quanto mais você remove a oleosidade natural, mais o organismo vai querer repor essa gordura rapidamente.

Outro fator é que a água quente sensibiliza os fios, dilata a cutícula deixando-os ásperos, ressecados e causando o embaraçamento maior que o normal. A dica para ajudar a parar a queda de cabelo urgente, é começar a lavar com água morna, com temperatura média de 23° C e finalizar com água fria. Isso vai para alinhar as cutículas que foram dilatadas.

Evite o uso de muitos produtos

Utilizar muitos produtos no cabelo faz um mal danado. Se você não está contente e quer mudar o visual radicalmente, cuide e pense bem no tratamento que quer fazer.  Se for fazer relaxamento com coloração, por exemplo, opte por tinta sem amônia, que agridem menos. Utilizar mais de dois produtos químicos de uma só vez pode destruir o seu cabelo, deixando cheio de pontas duplas. Neste caso, somente o corte será a solução.

Tudo o que é em excesso faz mal. Até utilizar máscaras para o cabelo todos os dias irão deixar os fios com aspecto pesado e sem vida. Se você quer parar a queda de cabelo urgente, fique atento à quantidade de vezes que você hidrata o cabelo, o ideal é utilizar máscaras apenas duas vezes na semana. Procure utilizar produtos ideais para o seu tipo de cabelo, que vão repor suas necessidades e agir diretamente nos problemas.

Para mais informações de como lavar o cabelo, conheça nosso post sobre shampoo para queda de cabelo realmente funciona.

Trate da caspa

A caspa é uma das principais causas da queda de cabelo. Trata-se de um distúrbio inflamatório que ocorre principalmente em que tem couro cabeludo oleoso. então se você quer parar a queda de cabelo urgente, trate a caspa o quanto antes.

Para acabar com a caspa, o primeiro passo é lavar os cabelos todos os dias para que a oleosidade não se acumule. Se ainda assim não resolver, procure um shampoo anticaspa. Os mais indicados àqueles à base de piritionato de zinco, com ação antimicrobiana, elimina bactérias e fungos. Combine com produtos naturais contendo camomila e nastúrcio, reduzem a descamação e o excesso de oleosidade.

Se mesmo assim você sentir que a caspa não melhorou, procure um dermatologista e peça uma avaliação para indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Tente evitar o stress

Não é só da saúde capilar que você deve cuidar, mas da saúde da sua mente também. O estresse é um dos causadores da queda de cabelo, pois desequilibra a saúde dos cabelos. Quanto mais momentos de tensão pior. Tenha uma rotina mais tranquila e procure um profissional que te indique o tratamento adequado para parar a queda de cabelo urgente.

Veja também nosso guia completo estresse x queda de cabelo: Qual a relação entre eles?

homem passando mão na raiz do cabelo

CABELO CAINDO PELA RAIZ

Preste atenção nos sinais

Percebeu que tem muitos cabelos pela casa, ralo do banheiro e escova? Será que a queda dos seus fios está acentuada demais? Faça o teste: separe seus cabelos em mechas grandes e passe os dedos entre os fios, da raiz às pontas algumas vezes. Conte quantos fios caíram: se for mais de seis em cada mecha é sinal de que seu cabelo está caindo além do normal.

Tome cuidados mais específicos no dia a dia

Alguns cuidados mais específicos são fundamentais para quem quer parar a queda de cabelo urgente. O primeiro passo é ter um dia mais tranquilo para aliviar o estresse. Uma boa caminhada vai ajudar muito. Essas coisas simples do cotidiano influenciam diretamente contra a queda de cabelo.

Se você tem os cabelos mais longos, evite deixar ele preso todos os dias e o dia inteiro. Isso favorece a alopecia por tração, um dos tipos de queda de cabelo. Uma dieta balanceada, ingerindo alimentos ricos em vitaminas, proteínas, ferro, entre outros irá te proporcionar cabelos firmes e fortes.

Quem tem o cabelo mais comprido, principalmente as mulheres, têm o hábito de prender o cabelo muito forte. Isso cria uma tensão entre a raiz e os fios resultando na queda da fibra capilar, no enfraquecimento e no desprendimento dos fios do couro cabeludo. Tenha cuidado ao prender o cabelo.

Dormir com os cabelos úmidos ou em tranças ou coques causam problemas no couro e levam à queda dos fios. Processos químicos e ferramentas de calor potencializam o problema, pois deixam a fibra capilar debilitada e sem força. E se você quer parar a queda de cabelo urgente, mantenha uma rotina de tratamentos como hidratação, nutrição e reconstrução.

Evite aplicar produtos gordurosos nos fios

A aparência opaca e engordurada do couro cabeludo, muitas vezes é desagradável e incômoda. Quem tem cabelo oleoso deve evitar produtos que contenham qualquer tipo de óleo, como argan. São ótimos produtos para cabelos secos apenas. Produtos com silicone e resíduos também não são recomendados. O ideal é usar produtos específicos e passar condicionador somente nas pontas.

Mantenha a higiene do cabelo em dia

Lavar o cabelo com frequência é fundamental para manter a saúde dos cabelos e evitar a queda. O ideal é lavar em dias alternados, evitando desgastes causados pelo excesso de água e o acúmulo de sujeira. Prefira sempre produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Os shampoos mais espumantes são os melhores, pois a espuma funciona como um imã para as partículas de gordura e sujeira.

Veja também nosso conteúdo: Cabelos caindo da Raiz? Descubra porque acontece.

Queda de cabelo, como tratar?

Antes de começar qualquer tratamento para parar a queda de cabelo urgente, você precisa saber a causa. Procure um dermatologista para fazer os exames que irão diagnosticar o problema. Cada causa possui um tratamento diferente. Confira os principais indicados pelos médicos:

medica de tratamento dermatológico

Tratamentos dermatológicos

Os tratamentos são os mais variados: podem ser por uso de medicamentos tópicos ou oral. Tem o objetivo de estimular crescimento e diminuir a queda. O laser também pode estimular o nascimento ou crescimento dos fios.

Tratamentos com remédios tópicos

    • Finasterida: tem a função de bloquear a ação da DHT sobre os receptores dos bulbos capilares predispostos à calvície. Pode ser usado de forma oral ou tópica e os resultados aparecem de 6 a 8 meses de tratamento.
    • Minoxidil: age diretamente evitando as falhas ou calvície, restaurando os folículos capilares. Tem função de vasodilatador interferindo no ciclo de vida do cabelo. A fórmula é natural.
    • Antralina: tem a função de promover o crescimento do cabelo. Revitaliza principalmente as áreas de queda, falhas ou problemas causados pela alopecia androgenética. É uma ótima opção para quem não sabe como parar a queda de cabelo urgente.

Tratamentos com remédios via oral

    • HL Blocker: tem o objetivo de controlar os hormônios masculino diminuindo os danos causados pela calvície. É rico em vitaminas e minerais essenciais que nutrem o couro cabeludo e fortalece os fios.
    • L-Carnitina: estimula o crescimento dos fios reduzindo a apoptose e aumentando a proliferação dos queratinócitos da matriz capilar.
    • Pantogar: é um dos medicamentos mais conhecidos para estimular o crescimento dos fios. Também é eficaz para quem quer parar a queda de cabelo urgente, pois fortalece a composição capilar. É composto por queratina e cistina que nutrem os fios desde a raiz, evitando as pontas duplas.

Tratando capilar com novas opções do mercado

A tecnologia também oferece uma forma de tratar a queda de cabelo, entre as mais novas opções do mercado. Existe uma terapia de luz com resultados potentes. Não dói, não é invasivo e não é térmico. Você já conhece o tratamento com Luz de LED?

Tratamento com Luz de LED

A Luz de LED emite partículas de luz  capaz de penetrar na pele e estimular a produção de energia celular. Age no metabolismo das células do bulbo capilar aumentando o tempo de crescimento dos fios e promove o aumento da espessura e melhoria da circulação sanguínea. Quer entender melhor sobre a LEDterapia, seus benefícios e como funciona? Então leia o artigo capellux funciona.

Tratamento para queda de cabelo urgente, como resolverTratamento caseiro para parar a queda de cabelo urgente!

Você sabia que existem várias formas de tratamento para queda de cabelo que podem ser feitas em casa? São excelentes maneiras de fazer o cabelo crescer mais rápido e otimizar o tratamento.

Mas você tem que estar ciente de que nem sempre o que funcionou para seu amigo, vai funcionar para você. Cada caso é um caso. Os tratamentos caseiros são naturais e práticos. Podem ser feitos em qualquer lugar e sem gastar muito.

Quais os tratamentos naturais

Muitos tratamentos para queda de cabelo são caros e demorados. Ao invés disso, você pode optar por ingredientes naturais, que são ricos em propriedades que beneficiam tanto o cabelo como o couro cabeludo. Esses produtos deixam seu cabelo mais volumoso e sedoso.

Existem inúmeras formas de tratar os cabelos naturalmente. Mas não adianta usar apenas uma vez e achar que isso vai resolver os seu problema. Eles devem ser aplicados por, no mínimo 3 para que os benefícios comecem a aparecer. Vale enfatizar também que estes tratamentos são mais eficientes para prevenção da queda de cabelo do que para o tratamento.

Óleo de Coco

Aplicar o óleo de coco nos cabelos promove a pigmentação das fibras, evita queda, estimula o crescimento e combate infecções e inflamações do tecido epitelial. Isso favorece o fortalecimento do cabelo e evita quedas. Além disso, seu cabelo fica nutrido.

Babosa

Quem nunca ouvi dizer que babosa, ou aloe vera, é bom para o cabelo? A planta é uma ótima solução para quem não sabe mais como parar a queda de cabelo urgente. Além disso, é excelente para combater diversos problemas que fazem o cabelo cair.

A aloe vera limpa os folículos capilares, elimina a gordura do couro cabeludo, regenera e nutri os fios deixando os cabelos macios, brilhantes e bonitos. Não tem contraindicações, apenas recomendamos que faça um teste de mecha em seu cabelo para ter certeza de que você não tem alergia a nenhum ativo da planta.

Óleo de Amêndoas

O óleo de amêndoas traz benefícios não somente para o corpo mas, também para os cabelos. esses nutrientes essenciais são utilizados para reduzir a queda de cabelo. Eles oferecem uma infinidade de benefícios para a saúde do cabelo e ajudam a parar a queda de cabelo.

Os ácidos graxos como ômega-6, ômega 3 e ômega 9 são anti-inflamatórios. A vitamina E também tem função antioxidante, fundamentais para a saúde do couro cabeludo. Mas cuidado, não aplique o óleo diretamente no cabelo sem enxaguar depois, pois pode deixar com aparência pesada e gordurosa. Use e depois lave normalmente.

Chá Verde

O chá verde possui benefícios diversos para o cabelo. É rico em catequinas, que faz com que seu cabelo fique saudável e caia. Também possui uma variedade de nutrientes como enzimas, lipídeos, carboidratos, aminoácidos, esteróis, polifenóis, vitaminas e cafeína.

O chá verde atua como antioxidante e garante que seu cabelo fique saudável e evite a queda. Além disso, pode ser um grande aliado para combater a caspa. As propriedades anti-inflamatórias estimulam o crescimento, além de destruir parasitas bacterianos e fúngicos que enfraquecem a raiz.

Neste artigo falamos um pouco sobre como parar a queda de cabelo urgente. Várias atitudes do dia a dia fazem com que você mantenha seu cabelo saudável e livre de problemas que levam à perda dos fios. Alguns tratamentos simples e caseiros também podem te ajudar a se livrar do problema.

Além disso, a tecnologia tem um grande aliado para tratar a calvície. Tratamentos com Luz de LED podem ser feitos em casa e não precisam de acompanhamento médico, basta apenas que seja feito um diagnóstico para saber a real causa da queda.

Esperamos ter ajudado, continue lendo: “Couro cabeludo: tudo o que você precisa saber!” 

17 Comentários

    • Olá Elizangela, como vai?

      Sugerimos que antes de qualquer tipo de tratamento, mesmo os caseiros, que você faça uma consulta com um dermatologista, ele poderá te diagnosticar e prescrever o melhor tratamento para o seu caso.

      • Tenho 68 anos meu cabelo nunca havia caído e agora sempre que deixo crescer ele começa a cair. Estou preocupada ele vive sempre preso e já está bem pouco. Será que é da idade,? Uso shanpô caros e cada dia enche minhas Costa de fios soltos.

      • Estou muito preocupada meu cabelo ta caindo demais já tomei vários tipo de remédio pra queda e nada não sei mais o que fazer é preocupante já passei no médico tomei a medicação pr três meses e nada….😫

        • Olá Eliana, a primeira coisa a fazer é ter paciência. Os cabelos têm um metabolismo muito lento e as alterações aparecem alguns meses depois. Por exemplo, você faz uma dieta severa e começa a perder os cabelos 3 a 4 meses depois. Após uma cirurgia a queda aparece 3 a 4 meses depois. Nos tratamentos é a mesma coisa. Você começa a tratar mas só vai notar a diferença um tempo depois. Os tratamentos atuais são muito eficientes. Com certeza seu médico vai encontrar uma solução para sua queda.

    • Olá Elizangela, existem diversas causas para o cabelo cair, desde alopécia, falta de vitaminas no organismo, stresses, entre outras situações. Antes de qualquer ação desesperadora, sugerimos conversar com um especialista da área, neste caso você deve se consultar com um dermatologista, só ele poderá te diagnosticar e prescrever os tratamentos necessários.

      🙂

    • Olá Elisabete, o parto pode acelerar o processo de queda das pessoas que têm uma tendência genética para a calvície( alopécia androgenética ). Nesse caso os tratamentos mais indicados são medicamentos orais, loções tópicas e LEDterapia. Mas o ideal é você procurar um dermatologista de sua confiança.

    • Olá Marineide, as químicas costumam enfraquecer o fio mesmo. Como aconteceu com você. Agora você precisa esperar os fios crescerem de novo. Os tratamentos para queda de cabelo aceleram o crescimento e podem te ajudar a apressar o processo. Mas você vai ter que parar de usar esses produtos.

    • Olá Carla, queda de cabelo pós parto é muito comum. Normalmente se resolve espontaneamente mas às vezes é preciso alguma ajuda tipo medicamentos, produtos tópicos, LEDterapia e outros. Fale com um dermatologista. Essa é a melhor forma de acertar o tratamento.

  • Kkk meu cabelo já caii a um mês, não sei oque possa ser como minha mãe e cabeca oca ela não quer me levar no dermatologista não sei oq faço ja fiz receita caseira, tomei um remédio de vitamina,agr do tomando bepantol não ta resolvendo muito não seii oq faço me AJUDE

    • Olá Adriane, converse com profissional conhecido seu ou de suas amigas. Pode ser um cabeleireiro para começar. Existem várias formas de queda de cabelos. Algumas são passageiras e tudo volta ao normal depois de pouco tempo. Mas sem nenhuma ajuda você não vai resolver. Se o problema continuar, procure um dermatologista em um Posto de Saúde próximo de sua casa.

  • Ja tomei três caixas de tácita,e não resolveu nada ,tenho pouco cabelo ,não creche,e cai muito ,toda vês que passo e pente sai pra mais de 15 fios ,não sei o que fazer,meu cabelo e lisinho,pouco,e curto

    • olá Maria, há varias formas de queda de cabelos. As mais comuns são a alopécia androgenética ( hereditária ) e o eflúvio telógeno. Antes de começar a tratar, o ideal seria você procurar um especialista para saber qual é o seu tipo de queda. Normalmente o tratamento envolve alguns cuidados como alimentação, medicamentos tópicos, orais, LEDterapia e outros. No seu caso, certamente só medicamentos orais parece não ser suficiente. Fale com seu cabeleireiro ou melhor ainda com um dermatologista.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.