Home Cabelos

Guia de como fazer o cabelo crescer mais rápido

Um guia de como fazer o cabelo crescer

Os cabelos longos nunca saem de moda. Eles transmitem saúde, beleza, confiança e sensualidade como ninguém e, para isto, precisam estar sempre bem cuidados. Fazer o cabelo crescer mais rápido, com fios fortes, saudáveis e mais grossos, se torna o objetivo de todas as mulheres que sonham com um cabelo perfeito e até mesmo dos homens que gostam de manter a boa aparência dos cabelos.

O que fazer para o cabelo crescer?

O segredo para atingir o tamanho tão sonhado dos fios é seguir uma rotina de cuidados e respeitar cada fase do crescimento e suas particularidades. Assim como nós, os cabelos também precisam de tempo, cuidados, nutrição, carinho e um certo espaço para se desenvolver forte e saudável.

Os cabelos seguem um ciclo de crescimento. Desaceleram e se interrompem em um ponto específico até que o fio cai. Tanto nos homens, quanto nas mulheres, os fios de cabelo seguem este rigoroso ciclo de crescimento, que se divide em três fases:

  • Fase anágena: é a fase de nascimento e crescimento do fio de cabelo. Nesta fase, o cabelo cresce cerca de 1 cm por mês, durante longos períodos, que podem variar de três a seis anos.
  • Fase catágena: aqui o crescimento desacelera, o fio enfraquece e começa a morrer. Pode durar até três semanas para se completar.
  • Fase telógena: são os três meses finais de um fio de cabelo. O fio antigo é empurrado pelo fio mais novo, em fase anágena, para dar lugar a um novo ciclo de crescimento.

Geralmente, cerca de 90% dos nossos fios de cabelo se encontram na fase anágena. Isto significa que eles ainda estão crescendo e que podem ser restaurados e fortificados, para que cheguem ao final do ciclo, garantindo que fiquem em tamanhos cada vez maiores.

Tratamentos para o cabelo crescer

Qual o tratamento ideal para fazer o cabelo crescer?

Antes de pensar no tratamento ideal para fazer o cabelo crescer mais rápido, é necessário avaliar algumas questões como a má alimentação, doenças do couro cabeludo ou autoimune e os produtos químicos que são aplicados nos cabelos. A quebra dos fios antes da hora é sempre desencadeada por um fator determinante, que vai interferir muito na forma com que você vai precisar adaptar a sua rotina de cuidados.

Em algumas pessoas, a má alimentação causa o enfraquecimento dos fios. Equilibrando a dieta e consumindo os alimentos certos, é possível reverter o caso e obter fios mais fortes. Em outros casos, doenças no couro cabeludo ou de origem endócrina, podem enfraquecer toda a estrutura do cabelo e torná-los quebradiços. Nestes casos, o ideal é que se adote tratamentos auxiliares para estimular o crescimento.

Já no caso do uso constante de produtos químicos, é necessário cuidados intensivos na rotina diária, para que os fios suportem toda a carga de produtos que recebe. Além disso, é importante observar se a química utilizada é a ideal para a estrutura do fio, para que não haja o temido “corte químico”.

Tratamentos Caseiros

Quem sofre com os fios mais fracos e quebradiços, sabe como os produtos cosméticos são mais caros e difíceis de encontrar. As alternativas caseiras passam a ser uma opção viável, fácil e super barata pois a maioria dos ingredientes já estão em casa e podem ser feitos naquele tempo livre.


Lavar o cabelo em água fria: parece bobo, mas faz toda a diferença para os fios! A água fria ajuda a reduzir o estresse das glândulas sebáceas no couro cabeludo, o que diminui a oleosidade produzida. Ter um cabelo menos oleoso significa lavar o cabelo com uma frequência menor, diminuindo a carga de química que vêm do shampoo e condicionador e evitando o ressecamento das pontas.


√ Óleo de coco: muito diferente de outros óleos, o óleo de coco penetra profundamente nos fios de cabelo, condicionando cada um por completo e devolvendo a umidade. Ele é excelente para quem gosta de hidratar os fios com mais frequência, pois não deixa resíduos que possam ficar acumulados ao longo dos fios ou no couro cabeludo. Além disso, possui uma carga de nutrientes essenciais que fazem o cabelo crescer, como a vitamina E, K, ferro e alguns antioxidantes naturais.


√ Azeite de Oliva: o azeite extra virgem costuma estar sempre na mesa, na hora das refeições. Rico em ácidos graxos e vitamina E, ele traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive para quem quer fazer o cabelo crescer! Aplicar o azeite de oliva diretamente nos fios, tanto para tratamento e umectação, quanto para finalização, pode fazer toda a diferença na hidratação e no crescimento do cabelo.


√ Leite de coco: além de deixar um aroma maravilhoso nos cabelos, o leite de coco é rico em fósforo, zinco, manganês, ferro, açúcar e vitaminas do complexo B, vitamina C, E e ácido láurico. Deixar os cabelos de molho no leite de coco, ajuda na regeneração, hidratação, umectação e deixam os fios fortes, para o cabelo crescer livre de impedimentos.


√ Clara de ovo: uma fonte inesgotável de proteínas, a clara do ovo é um excelente ingrediente para se fazer uma máscara capilar. Ele pode ser aplicado sozinho, diretamente sobre os cabelos ou misturado com algum outro ingrediente como: o leite integral, óleo de coco e até manteiga! Os fios absorvem todos os nutrientes encontrados nesses alimentos, ficando mais fortes e saudáveis e deixando o cabelo cada vez maior e mais bonito.


LEDTerapia para crescer cabelo

Em alguns casos, somente melhorar a alimentação ou manter uma rotina de cuidados com os fios, não basta. O problema pode estar vindo da raiz dos cabelos, enfraquecendo os fios desde os primeiros centímetros.

Os tratamentos com luz de LED mostram sua eficácia no tratamento do couro cabeludo, eliminando bactérias e processos inflamatórios e também estimulando a produção de colágeno, que fortalece a raiz dos cabelos.

A luz de LED vermelha possui benefícios múltiplos, como bio regeneração, que estimula o cabelo crescer e faz com que os fios fiquem mais saudáveis. Pode ser utilizada por todas as idades, sem contra indicações.

Vitaminas para o cabelo crescer

Além de todos os cuidados diários com os fios e os tratamentos alternativos, é importante reconhecer a necessidade de repor algumas vitaminas essenciais para os fios de cabelo.

É preciso garantir que todas estarão dentro do cardápio. Observe se essas vitaminas são encontras em produtos como shampoo, condicionador e cremes para o cabelo. Assim, você poderá garantir total eficácia na absorção dos nutrientes.

Vitamina C

Age como um antioxidante natural, evitando a queda dos fios e mantém a cor natural mais viva. Isto acontece, por que a vitamina C garante o aumento da circulação sanguínea no couro cabeludo, levando mais oxigênio e nutrientes para todos os fios.

Você pode encontrar a vitamina C em alimentos como:

  • laranja;
  • limão;
  • morango;
  • brócolis;
  • couve-flor.

Mas também pode encontrar na composição de produtos para cabelo.


Vitaminas do complexo B

Uma das vitaminas mais faladas, para fazer o cabelo crescer é a Biotina ou vitamina B7. Ela colabora para o crescimento saudável do cabelo e para reestruturação dos fios e a sua deficiência é muito rara.

Entretanto, repor a Biotina na estrutura dos fios, manualmente, pode fazer toda a diferença para o seu cabelo. Busque sempre utilizar cosméticos que tenham vitamina B7 na composição.

As outras vitaminas do complexo B são responsáveis por colaborar na produção de glóbulos vermelhos, o que contribui para oxigenação e nutrição das células do couro cabeludo. Você encontra todas as vitaminas do complexo B nos alimentos do nosso cotidiano como:

  • peixe;
  • grãos;
  • carnes;
  • folhas escuras.

Vitamina D

A vitamina D está diretamente ligada a produção de novos fios de cabelo. A presença dessa vitamina no sangue, garante que o corpo consiga transformar os poros em novos folículos capilares, mais saudáveis, para que os fios nasçam mais grossos e fortes.

A vitamina D é obtida através da luz do sol, pela exposição diária, em determinadas horas do dia. Em alguns casos, é necessária a reposição ou reforço da vitamina D no organismo através de suplementos e produtos que contenham ela na composição.


Vitamina E

Também conhecida como Tocoferol, a vitamina E é um poderoso antioxidante, previne as células do envelhecimento precoce e consequentemente a queda precoce do fio de cabelo. Comprovadamente a suplementação de vitamina E ou o consumo de alimentos que  a contenham, melhoram o aspecto dos cabelos e evitam a queda, reduzindo a morte precoce dos fios em até 38%.

A vitamina E pode ser encontrada no óleo de girassol, no espinafre e no abacate, que podem ser ingeridos ou aplicado diretamente sobre o fio, em forma de máscara.


Ferro

O ferro é um importante nutriente para o corpo. Ele é o responsável por manter o sangue carregando os nutrientes. A deficiência do ferro no sangue, conhecida como anemia, pode levar ao enfraquecimento e queda dos fios.

A anemia é mais comum entre as mulheres, principalmente durante a gravidez e amamentação e impedem o cabelo crescer, mas pode ser evitada facilmente com alimentação correta ou suplementação. Assim que a taxa de ferro for a ideal para o organismo o cabelo tenderá a ficar cada vez mais forte e saudável.


Proteínas

O fio de cabelo é composto por proteína… Muita proteína. Durante o processo de crescimento, o fio, mesmo que saudável pode perder boa parte desse nutriente e cabe a nós cuidar para repor tudo de maneira correta.

O consumo de proteínas, de maneira correta, é o ideal para fazer o cabelo crescer mas repor proteínas nos fios mais antigos também é importante.

Por isso, use e abuse das máscaras naturais feitas de leite e ovo. Elas repõem as proteínas perdidas dos fios, enquanto o seu organismo bem nutrido faz todo o resto. Você pode buscar também pelos produtos que possuem proteínas na composição.

Alimentos que auxiliam para o cabelo crescer

Alimentos para ajudar o cabelo a crescer

Os principais alimentos que ajudam o cabelo crescer são:

  • feijão;
  • salmão;
  • espinafre;
  • abacate;
  • pimentão amarelo;
  • amêndoas;
  • grãos de soja ou lentilha.

 O ideal é que exista o acompanhamento de um médico dermatologista e um nutricionista. Só eles podem informar corretamente o que você precisa comer e com que frequência, para nutrir o seu corpo e fazer o seu cabelo crescer mais rápido.

Cuidar dos cabelos para que eles possam crescer fortes e saudáveis, não é tarefa fácil. Exige comprometimento, disciplina e uma certa reeducação nos hábitos diários de alimentação e cuidados pessoais, mas nada muito impossível.

A Capellux oferece o melhor tratamento capilar com luz de LED, mas também reconhece que a saúde importa como um todo. Aqui, você encontra dicas que podem mudar muito mais do que os seus fios de cabelo. Mantenha sempre a saúde em dia e veja os resultados incríveis!

Gostou desse post? Continue navegando em nosso blog. Temos assuntos muito relevantes para você. Clique aqui

Leave a Comment