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A surpreendente verdade sobre os alimentos que fazem o cabelo crescer

A surpreendente verdade sobre os alimentos que fazem o cabelo crescer

A simples tarefa de montar o seu prato de comida pode ser mais importante do que você imagina, você já parou para pensar em que alimentos fazem o cabelo crescer? Exatamente isso! Alguns alimentos contém nutrientes que melhoram a qualidade dos fios e deixam seu cabelo mais bonito.

Todos os dias, perdemos muitos fios de cabelo naturalmente. É o ciclo: nascem, crescem, caem e logo são substituídos por outros, mais vigorosos. Mas você observou que a queda de cabelo está além do normal e que os fios não estão sendo repostos? Isso pode ser sinal de algum problema.

Os homens são os mais afetados com a queda de cabelo. O problema pode ser causado por vários fatores como mudanças hormonais, infecções, problemas de pele, estresse, problemas intestinais, doença renal, tireoide, doença renal, entre muitas outras. O tratamento também varia de acordo com o diagnóstico, mas geralmente pode ser feito de forma simples.

Para entender melhor os tipos de queda de cabelo e quais os tratamentos mais indicados para cada um, confira o post sobre Tratamentos e Remédios para Calvície no nosso blog.

Alimentos que fazem o cabelo crescer

Às vezes, parece que seus cabelos nunca crescem e isso passa a ser um incômodo. Nem sempre a solução está em shampoos ou cremes caros, elas podem estar na sua geladeira. Você sabia que alguns alimentos fazem o cabelo crescer mais rápido?

São produtos naturais, com nutrientes, vitaminas e propriedades capazes de restaurar e proteger qualquer cabelo. Esses alimentos também ajudam no combate à queda de cabelo, repondo as vitaminas necessárias para o fortalecimento dos fios. Confira a seguir que alimentos fazem o cabelo crescer e como utilizá-los.

Alimentos para passar no cabelo

Alimentos para passar no cabelo

Muitos alimentos são benéficos para o cabelo, alguns possuem propriedades que, se ingeridas, agem diretamente no seu organismo fazendo seu cabelo crescer. Uma alimentação saudável e beber muita água contribuem para o cabelo cresça forte e de forma mais rápida.

Outros devem ser passados no cabelo como se fossem máscaras. Você não leu errado. Esses alimentos, em vez de estarem na sua geladeira ou despensa, deveriam estar no box do seu banheiro. São muito bons para acelerar o processo de crescimento dos fios. A seguir vamos falar sobre que alimentos fazem o cabelo crescer quando utilizados de maneira externa. Confira:

Cerveja

A cerveja está entre as bebidas mais consumidas no mundo. Ela possui um ingrediente natural: um mineral chamado sílica. Esse componente é capaz de dar volume e deixar o cabelo mais grosso.  Muitos outros nutrientes presentes na cerveja são bastante eficazes para aumentar o crescimento do cabelo.

Fósforo, magnésio, cobre e ferro, além de todos os tipos de vitamina B presentes na bebida faz bem para o seu cabelo. Basta lavar o cabelo com shampoo e em seguida substituir o condicionador por cerveja. Deixe-o coberto com uma toalha por, em média, 45 minutos. Enxágue em seguida.

Vinagre de Maçã

Outro alimento que faz o cabelo crescer é o vinagre de maçã. Ele tem a função de limpar o couro cabeludo e manter o equilíbrio do PH do cabelo, contribuindo para o crescimento. Além disso, o vinagre possui agentes que estimulam os folículos capilares e fazem o cabelo crescer muito mais rápido. Basta misturar o produto com um pouco de água e usar para lavar os fios, em seguida passe shampoo normalmente.

Banana

A banana é rica em vitaminas e potássio, tudo o que o cabelo precisa para crescer forte e saudável, além de combater a queda. Para passar no cabelo, basta escolher duas bananas maduras, amassar bem com um garfo até ficar homogênea.

Em seguida, aplique no couro cabeludo e nos fios secos e limpos. Deixe por 30 minutos e enxágue até remover tudo. Utilize shampoo e condicionador normalmente. Você também pode usar o condicionador em seguida, sem usar o shampoo. O efeito fica ainda melhor, você só vai sentir um cheiro mais forte de banana no cabelo.

Óleo de Coco

O óleo de coco é rico em vitamina E e K, ferro e ácidos graxos, que agem na parte interna do fio. Isso faz os danos serem reconstituídos dando uma aparência de hidratado. Como já vimos anteriormente, as vitaminas ajudam também para o crescimento acelerado do cabelo. Também possui em sua composição antioxidantes e antibactericidas.

Além disso, o óleo de coco faz uma limpeza profunda se for aplicado corretamente. Uma massagem estimula a circulação do couro cabeludo, garantindo o crescimento dos fios. O ideal é usar o óleo de coco extra virgem prensado a frio. O nível de acidez é perfeito para que não danifique ou deixe os fios oleosos.

Ates de dormir, coloque três colheres de chá do óleo de coco morno nas mãos. Massageie os cabelos e passe um pente para retirar o excesso. Coloque uma toalha ou touca e deixe agir até o outro dia de manhã. Lave com água morna, sem usar shampoo ou condicionador.

Azeite de Oliva

Entre os alimentos que fazem o cabelo crescer também está o azeite de oliva. Ele possui inúmeros benefícios como vitamina E, ácido oleico, vitamina K, ácidos gordos monoinsaturados, propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas. Essas substâncias ajudam a proteger o couro cabeludo contra os efeitos dos radicais livres, danos causados pelo sol, contribui para a coagulação do sangue, benéfica ao couro cabeludo.

Além disso, o azeite de oliva deixa o cabelo mais brilhante, hidratado e com uma camada de proteção e estimula o crescimento dos fios. Você deve optar pelo azeite extravirgem com acidez inferior a 1%, que possui maior concentração de vitaminas, minerais e ácidos.

Para aplicar ao cabelo, você pode misturar 3 colheres de sopa de azeite de oliva com 4 gotas de óleo essencial de alecrim ou galhos de alecrim fresco. Coloque em um frasco e deixe em banho-maria até aquecer. Espere esfria e aplique no couro cabeludo, massageando suavemente. Deixe agir por uns 30 minutos, com a cabeça coberta por uma touca. Em seguida, é só lavar com shampoo.

Mel

O mel é um dos melhores alimentos que fazem o cabelo crescer. Funciona como um amaciante natural, ajuda a desembaraçar os fios, é antioxidante e nutre naturalmente ajudando no processo de crescimento. O alimento funciona como umectante e tem alto teor de açúcar, que ajudam a reter a umidade do couro cabeludo.

O mel também tem propriedades antibacterianas e antissépticas, que mantém o couro cabeludo livre de bactérias, caspa e coceiras. Além disso, ele melhora a saúde dos folículos, responsáveis pelo crescimento dos fios.

Para aproveitar todos esses benefícios que o mel proporciona, você pode incorporá-lo diretamente no seu shampoo. Aplique a mistura e massageie bem. Coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos. Enxague com água. Você pode repetir o processo 2 vezes por semana.

Iogurte

O iogurte traz muito benefícios ao nosso organismo, quando ingerido, mas aposto que você não sabia o quanto ele é bom para fazer o cabelo crescer. Ele funciona como um condicionador, que repara os cabelos secos e danificados. Também evita a queda dos fios, protege para que eles não se quebrem, elimina a caspa e coceira no couro cabeludo.

Para aproveitar todos este benefícios, misture três colheres de sopa de iogurte, duas colheres de sopa de óleo de coco e quatro colheres de babosa, também conhecida como aloe vera. Aplique no cabelo e deixe agir por 30 minutos e lave com shampoo.

Abacate

O abacate é um dos melhores alimentos que fazem o cabelo crescer, pois tem mais nutrientes essenciais para os folículos pilosos se renovarem por completo. Ele está repleto de vitaminas, óleos vegetais e ácidos graxos que ajudam o cabelo crescer mais rápido e mais fortes.

O abacate também nutri, restaura e suaviza o cabelo. Ajuda a umectar os fios ressecados, deixando-os mais sedosos e brilhantes. Também combate o frizz e as pontas duplas, dá mais densidade permitindo que cresça com mais abundância.

Quer saber como? Faça uma máscara de abacate com óleo de coco: esquente um pouco de óleo de coco, em seguida, esmague o abacate e adicione o óleo quente misturando bem. Aplique no cabelo úmido da raiz às pontas. Deixe agir por 20 minutos, lave com água e em seguida aplique o shampoo e condicionador de sua preferência.

Alimentos que fortalecem os cabelos e evitam a queda.

Alimentos que fortalecem os cabelos e evitam a queda

Já vimos que alimentos ricos em vitaminas são essenciais para o organismo e principalmente para manter seus cabelos fortes e saudáveis. Mas você sabe qual a função de cada vitamina e quais alimentos as possuem? Separamos essas dicas para você. Confira!

Alimentos Ricos em Vitamina A

A vitamina A é um nutriente importante que age nas células capilares, dando maior hidratação, reduzindo as pontas duplas e garantindo um crescimento adequado aos fios.

Você encontra vitamina A em alimentos de cor laranja como cenoura, mamão e abóbora. Leite integral, fígado, batata-doce, manga, espinafre, couve, tomate, óleo de peixe, manteiga e queijo minas também possuem a vitamina.

Alimentos Ricos em Vitamina B

A vitamina tem influência direta no crescimento do cabelo. A falta dela no organismo é uma das causas da queda de cabelo. Ela desempenha um papel fundamental nos processos metabólicos e na regulação hormonal, que influenciam diretamente no crescimento dos fios.

Para obter a vitamina B, você precisa ingerir os seguintes alimentos: bife de carne, fígado, leite, espinafre, salmão, atum, peito de peru, ovos, banana, abacate, feijão, amêndoas e batata.

Alimentos Ricos em Zinco

A função do zinco é manter a saúde dos seus cabelos em dia. ele é responsável pela produção de sebo, mantendo os fios hidratados e saudáveis. A ausência desse nutriente faz com que os cabelos fiquem enfraquecidos e quebradiços.

O zinco não é naturalmente armazenado no organismo, por isso ele deve ser absorvido por suplementação. Ele é facilmente encontrado em leveduras, carnes, ostras, fígado, nozes, soja, sementes de abóbora, gemas de ovo, entre muitos outros.

Alimentos ricos em betacaroteno

O betacaroteno, quando absorvido pelo organismo é convertido em vitamina A, necessário para o crescimento das células. Ele também ajuda a evitar a caspa e estimula o crescimento.

Mas cuidado pois, ingerir betacaroteno em excesso faz com que seu organismo também tenha muita vitamina A, causando a queda de cabelo.

As principais fontes de betacaroteno são: couve de bruxelas, cenoura, beterraba, tomate, alface, mostarda, damasco, goiaba, manga, laranja, caqui, ameixas, melancia, manjericão, salsa, coentro, pistache, nozes, entre muitos outros.

Alimentos Ricos em Proteínas

As proteínas são fundamentais para o cabelo que é composto por queratina, um tipo de proteína. A falta desse nutriente, deixa o cabelo ressecado e elástico. Isso é muito comum quando utilizamos muitos produtos químicos no cabelos.

Para repor a queratina do cabelo, você deve fazer uma alimentação rica em proteínas como: peixe, queijo, leite de soja, tofu, frango, feijão e ovos.

Alimentos Ricos em Ferro

Ingerir alimentos ricos em ferro, contribui para o crescimento dos fios. A falta desse nutriente é uma das principais causas da queda de cabelo.

Para abastecer seu organismo de ferro, basta ingerir alimentos como: suco de cereja, couve, uva passa e feijão.

Alimentos bons para a queda de cabelo

Alimentos bons para a queda de cabelo

Os alimentos que citamos acima são fundamentais para manter seus cabelos saudáveis e longe de problemas como a queda. Consuma regularmente e veja que os resultados serão satisfatórios.

Separamos algumas dicas de cardápios para te ajudar a manter a alimentação equilibrada favorável ao seu cabelo. Veja a seguir:

Cardápio para ajuda na queda de cabelo

Um cardápio favorável para evitar a queda de cabelo é ingerir leite desnatado com cereais integrais e morangos no café da manhã. No almoço, você pode comer filé de frango grelhado com batata e couve. Tempere com azeite de oliva e vinagre.

Para o lanche uma boa opção é vitamina de cereja com leite de soja e nozes. E no jantar, ovo mexido com arroz integral e salada de tomate. Incremente com rúcula e cenoura. Na sobremesa pode ser uma maçã.

Uma boa dieta que ajuda na diminuição da queda do cabelo

O assunto de hoje é como a alimentação influencia na saúde dos seus cabelos. Muitas vezes, sua queda de cabelo pode estar relacionado com dietas malucas e restritivas. Por isso, uma dieta equilibrada e saudável, com alimentos que fazem o cabelo crescer, é fundamental.

Para manter a saúde dos cabelos, você precisa ingerir os nutrientes fundamentais com minerais, vitaminas, ácidos graxos, entre muitos outros. Vale consultar uma nutricionista para te indicar as refeições adequadas.

Sugestões de alimentação no café da manhã

Para seus cabelos ficarem saudáveis, o ideal é tomar um copo de leite desnatado, uma banana e um colher de sopa de farelo de aveia.

outra opção é um copo de leite de soja, meio mamão papaia, duas torradas integrais e uma colher de sobremesa de geléia de uva.

Sugestões de alimentação no almoço

No almoço você pode montar seu prato com rúcula, agrião e tomates. Inclua também uma colher se macarrão espaguete, duas colheres de peito de frango e uma colher de lentilha.

Sugestões de alimentação no jantar

No jantar a opção ideal pode ser salada de milho verde e beterraba ralada, posta de peixe ao molho, e arroz integral. Você também pode variar  com folhas verdes, peito de frango desfiado e arroz integral com lentilhas.

Sugestões de alimentação – Lanches

no lanche você pode ingerir apenas uma das opções a seguir: goiaba, morangos picados, suco de melancia ou pêra.

Alimentos inimigos do cabelo

Alimentos inimigos do cabelo

Até agora falamos apenas dos benefícios que alguns alimentos trazem para o cabelo. Mas o que você não sabe é que muitos também podem ser maléficos para os fios.

De nada adianta gastar horrores com produtos se você continuar ingerindo alimentos que só vão prejudicar ou atrapalhar o tratamento dos seus fios. Leia a seguir para entender o que você deve evitar para garantir cabelos saudáveis.

Alimentos com muito açúcar

Alimentos com muito açúcar interferem na absorção das proteínas, nutrientes fundamentais para o crescimento dos fios. Mas você não precisa cortar completamente, apenas reduzir a ingestão de alimentos ricos em açúcar.

Alimentos com muito sal

Assim como o açúcar, exagerar no sal também não é bom. O excesso de sódio contribuem para a queda do cabelo. A recomendação é ingerir até 2 gramas de sódio por dia.

Alimentos com farinha refinada na composição

A farinha refinada tem sido um grande vilão para os adeptos do mundo fitness. Para o cabelo não é diferente. Alimentos feitos com farinha refinada devem ser evitados pois são ricos em carboidratos, que são transformados em açúcar. O ideal é optar por farinhas integrais.

Refrigerante

Os refrigerante contém doses excessivas de açúcar, o grande vilão para os cabelos. A bebida é rica em xarope de milho, adoçantes artificiais e corantes químicos. A ingestão contribui para que seus cabelos fiquem frágeis e quebradiços.

Bebidas Alcoólicas

O consumo de álcool reduz a quantidade de zinco, vitamina B e C e ácido fólico no organismo. Isso enfraquece o cabelo dificultando o crescimento contribuindo para a queda.

No post de hoje vimos que existem muitas técnicas para acelerar o processo de crescimento dos cabelos. Uma dieta saudável com alimentos ricos em vitaminas, ácidos, proteínas, entre outros irá contribuir para a saúde dos seus fios.

Existem vários alimentos que fazem o cabelo crescer mais rápido e evitam a queda. Por isso, é necessário estar atento ao que você come. O ideal é procurar um nutricionista, fazer os exames adequados e verificar quais nutrientes seu organismo não está recebendo em quantidade suficiente para deixar seus cabelos bonitos.

Não esqueça que não é só a ingestão de alimentos que ajudam a cuidar dos fios. Fazer máscaras ou trocar o condicionador pelos produtos naturais também são maneiras eficientes para manter seus cabelos saudáveis.

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