Home Cosmedical Cabelos

Cabelo caindo da raiz? Descubra porque isso acontece

Cabelo caindo da Raiz

Dizemos que os cabelos estão caindo desde a raiz ou com a raiz, quando estamos perdendo fios crescidos, totalmente formados e que em uma extremidade consegue-se ver e palpar um pequeno caroço esbranquiçado, úmido, que é a raiz do cabelo. A parte que fica dentro do folículo piloso. Se você arrancar um fio, essa raiz fica bem visível.

Cabelo caindo

Diariamente perdemos de 50 a 100 fios “amadurecidos” que contém parte dessa raiz. Isso é normal e faz parte do ciclo natural de substituição dos pelos e cabelos do corpo. Se o número de fios for maior, se contiver raízes maiores ou os cabelos estiverem caindo antes de se desenvolverem completamente, alguma coisa está errada.

A primeira causa a ser considerada é a Alopécia Androgenética. Perda progressiva de caráter hereditário e hormonal que afeta grande parte da população de homens e boa parte das mulheres. Especialmente as menopausadas.

No Brasil, o segundo vilão da queda de cabelos são os tratamentos estéticos como: 

Hair

Alisamentos;

Descoloração;

Tinturas;

Altas temperaturas das chapinhas e secadores.

No caso dos tratamentos estéticos a queda pode ser de fios maduros, em crescimento ou fragmentos da haste. 

AO homem tolera melhor a calvície por razões culturais mas isso tem mudado nos últimos anos. As clínicas especializadas em cabelos têm reportado um número cada vez maior de homens à procura de tratamentos clínicos e cirurgias da calvície.  

Queda de cabelo masculina
Por que o cabelo cai?

Nossos pelos e cabelos “nascem” nos bulbos capilares ( folículo piloso ) e continuam  crescendo por determinado período até atingirem um máximo de comprimento e diâmetro. Os cabelos crescem cerca de 1cm por mês até cerca de 1 metro se, claro, não forem cortados. Os outros pelos crescem bem menos.

Anágena

Fase anágena é o nome dado à fase de crescimento do fio. Se não for interrompida, os cabelos atingem a plenitude entre 2 e 7 anos. Nessa fase é muito importante cuidar da qualidade dos fios com produtos apropriados para seu tipo de cabelo e evitar as agressões já comentadas. Lembre-se que o fio ou haste é um tecido inerte, morto e não se regenera.

Catágena

A fase catágena é a fase de regressão do bulbo capilar. A estrutura que gera o fio se retrai e se prepara para um novo ciclo de nascimento e crescimento do fio de cabelo. Esta fase dura apenas algumas semanas.

Telógena

A fase telógena é a fase de repouso e pode durar até 3 meses. O fio que atingiu a fase plena, telógena, está no seu máximo. Pode-se comparar a uma árvore frondosa, linda mas que precisa morrer e dar lugar a uma nova semente que está por vir.

 

Quando essas fases entram em desarmonia, pode haver uma diminuição significativa no volume, queda precoce de fios, retardo no crescimento de novos fios dentre outros problemas. As células troco dos cabelos são as responsáveis pelo ciclo de crescimento dos fios.

Quais doenças fazem cair o cabelo?

Vários problemas de saúde podem levar a queda de cabelos como má nutrição, hipovitaminoses, anemia, falta de micronutrientes ( sais minerais ), baixo teor de ferro, hipotireoidismo, estresse, pós cirurgias, pós parto dentre várias outras. 

O importante é ter bom senso e procurar ajuda de um profissional se você tiver dúvida.

Anemia

Como tratar?

LEDterapia

LEDterapia

Aprovado pela Anvisa e FDA, usado em vários países do mundo, o tratamento da queda de cabelos com LED vem se tornando uma das primeiras escolhas dos médicos e pacientes. O tratamento é feito com bonés ou capacetes de uso domiciliar que contém um grande número de LEDs especiais em seu interior.

A luz emitida pelos LEDs atua na mitocôndria da célula, produzindo mais energia,  Fatores de Crescimento além de ativarem as células troco do folículo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a queda de cabelo, que tal conhecer os alimentos que podem te ajudar nesse processo?

Até a próxima 😀

8 Comments

Leave a Comment