Home Cabelos

Cabelo oleoso: um guia completo de cuidados e tratamentos

Cabelo Oleosos

Maldição entre as mulheres, falta de cuidados ou falta de sorte… independentemente de como você considera o fato de ter cabelo oleoso, a aparência mais pegajosa e o excesso de cuidados para manter uma aparência limpa sempre será um incômodo, principalmente para quem possui uma rotina mais atribulada.

Para quem tem os fios mais finos, a situação se agrava. A aparência oleosa se instala poucas horas após lavar os cabelos, fazendo com que os fios se tornem pegajosos, grudados ao couro cabeludo e sem nenhum movimento. Todos os cuidados com os fios se transformam em uma aparência negligenciada, contra a sua vontade, principalmente em dias mais quentes ou em situações de estresse.

O que faz o couro cabeludo ficar oleoso?

O óleo dos cabelos é um processo natural. As glândulas sebáceas, presentes em nosso couro cabeludo, são as responsáveis por produzir esta substância, que tem a única função de proteger o couro, mantendo-o em boas condições, para que os fios possam nascer saudáveis e crescer mais fortes, sem correr o risco de quebrar no meio do processo.

Quando o couro cabeludo está saudável e os cabelos são cuidados da forma correta, o sebo produzido se espalha entre os fios, de forma natural, deixando o cabelo solto, brilhante e com aparência hidratada. Mas, quando algo não vai bem, o desequilíbrio pode ser notado de longe! Caspa, cabelo grudado na raiz, ressecamento das pontas…

Muitas vezes, toda essa bagunça no couro cabeludo, é desencadeada por hábitos diários, de cuidado com os cabelos. Lavar o cabelo várias vezes por dia, utilizar água quente, esfregar o couro cabeludo de forma grosseira, deixar restos de produtos como pomadas e condicionadores, usar secador e chapinha em excesso e até utilizar produtos químicos para definição dos fios, podem ser um prato cheio para aumentar a produção de óleo no couro cabeludo.

É claro que não podemos excluir os outros fatores, como má alimentação, uso de medicamentos, desequilíbrios hormonais, estresse e mudanças de estação, que também podem levar à este excesso de produção de sebo. Nestes casos, os cuidados precisam ir além dos bons hábitos.

Cabelo Oleoso

Como cuidar do cabelo oleoso?

A prevenção da oleosidade e os cuidados com o cabelo oleoso, podem estar nas suas mãos… literalmente! Quem tem o cabelo oleoso, precisa ficar com as mãos longe dos fios. Isso vale também, para quem adora escovar os cabelos: quanto mais escovação, mais você estimula o couro cabeludo a produzir óleo.

Lavar os cabelos também deve ser uma rotina levada a sério. Limpar o cabelo excessivamente, durante o banho ou várias vezes por dia pode desequilibrar ou irritar o couro cabeludo, fazendo com que as glândulas sebáceas produzam ainda mais óleo.

Isto acontece, porque retiramos os óleos essenciais dos cabelos durante a lavagem e as glândulas presentes no couro cabeludo, entendem que elas precisam produzir mais. Dependendo da frequência com que o couro cabeludo é limpo, a glândula pode aumentar ou diminuir a produção de óleo.

Outro detalhe que não podemos nos esquecer é o ato de enxaguar corretamente o cabelo, depois de lavar. O ideal, é que se enxágue o cabelo durante 30 segundos, em água corrente, para retirar todo o excesso de produtos como shampoo, condicionador, cremes de tratamento ou qualquer outra substância. A água fria também é importante, pois ela ajuda a desativar as glândulas sebáceas, evitando a produção excessiva de óleo.

Além de todos os cuidados na hora de lavar e pentear os cabelos, o cabelo oleoso também precisa de produtos específicos para ele. Utilizar os produtos errados pode fazer todo o seu ritual de cuidados com o cabelo ir pelo ralo abaixo.

Como comprar Shampoo para cabelo oleoso?

Só quem tem o cabelo oleoso sabe como é difícil encontrar os produtos certos, para fazer o cabelo ficar como nos comerciais. O shampoo precisa ser milagroso: cumprir o papel de limpeza profunda e, ao mesmo tempo, precisa limpar sem ressecar a ponta dos fios! Difícil, não é?

Hoje em dia, existem produtos voltados para o cabelo oleoso, que proporcionam uma limpeza mais profunda, voltada para esse tipo de cabelo. Mas, como cada caso, é um caso, você vai precisar observar se os produtos para cabelos oleosos fazem bem para o seu cabelo como um todo.

Em alguns casos, o shampoo próprio para cabelos oleosos, pode ser mais um agravante do caso. A intensidade da limpeza do shampoo pode fazer com que o fio fique ressecado e fraco, levando à queda de cabelo de forma intensa. Para casos assim, o ideal é um shampoo especializado.

Utilizar dois tipos de shampoo na hora de lavar, dá certo?

Em alguns casos, lavar o couro cabeludo com um shampoo de limpeza profunda e as pontas com um shampoo para hidratação, pode sim, dar certo. Mas, além de dar mais trabalho, quando colocamos valores no papel, pode não ser a opção mais econômica.

Por isso é recomendável escolher um shampoo que possa suprir todas as necessidades do seu couro cabeludo e do seu cabelo, como um todo, mesmo que aparentemente os produtos sejam mais caros.

Shampoo Capellux Antiqueda – Cabelos Oleosos

Um bom exemplo de produto especializado em cabelos oleosos e de prevenção à quedas é o Shampoo Capellux  Antiqueda para Cabelos Oleosos. Ele possui uma tecnologia desenvolvida a partir de ativos botânicos, com poderes antioxidantes e estimulantes, que limpam profundamente o couro cabeludo e deixam os fios hidratados estimulando o crescimento do cabelo.

Cabelos Oleosos

Quais as vitaminas essenciais para quem tem cabelo oleoso?

O cabelo oleoso costuma ser um pouco problemático quanto à sua estrutura: são mais finos, ralos, ressecados nas pontas e têm uma facilidade enorme de quebrar.

Por isso, é essencial que você adote alguns produtos com vitaminas que beneficiam o cabelo, promovem o controle de oleosidade e dão força e brilho para os fios. Algumas dessas vitaminas, podem ser encontradas facilmente nos produtos para cabelos, outras, você terá que buscar em alimentos ou tratamentos naturais.

Vitamina A

O cabelo é o tecido que mais cresce em nosso corpo e todas as células dependem da vitamina A para crescer de forma mais saudável. Ela precisa estar presente na alimentação, na dose certa, para evitar o excesso de oleosidade e estimular o crescimento do cabelo.

Você pode ingerir a vitamina A em alimentos comuns, como na cenoura, na abóbora ou no espinafre, ou pode encontrar a vitamina A na composição de produtos específicos para cabelo.


Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante que protege as células do couro cabeludo contra o estresse causado pelos radicais livres. Ele evita a queda de cabelo e o envelhecimento do tecido do couro cabeludo, ajudando no controle da oleosidade e no crescimento saudável dos cabelos.

Você pode encontrar muita vitamina C em produtos com base cítrica ou frutas como morango, pimenta e goiaba.


 Óleo de Tea Tree

O óleo de Tea Tree, ou óleo de melaleuca, possui uma ação antisséptica muito eficaz para o tratamento e controle de oleosidade no couro cabeludo. Ele absorve a oleosidade, previne o desenvolvimento de caspa e hidrata os fios como ninguém!

Para encontrar o óleo de Tea Tree, você precisará buscar por produtos específicos que o levem na composição, como shampoo, condicionador, creme de tratamento, pomadas e óleos de hidratação intensiva.


 Ácido Salicílico

O ácido salicílico ajuda a remover caspas, evitar descamações do couro cabeludo e equilibra a oleosidade, deixando os fios mais soltos. O ideal é não abusar deste produto, já que o excesso pode ressecar o cabelo.

Você encontra o ácido salicílico em shampoo anti-caspa ou produtos anti seborreicos.


Quais os tratamentos caseiros para o controle de oleosidade?

Os tratamentos caseiros também podem ser os verdadeiros salvadores da saúde do cabelo… e da financeira. Alguns produtos básicos, que utilizamos em nosso dia a dia, têm poderes incríveis e benefícios incontáveis para a saúde do cabelo e do couro cabeludo.

 √ Pasta de Maçã

Para controlar a oleosidade do cabelo e, de quebra, dar aquela hidratada, você pode bater no liquidificador uma maçã, um limão e um pouco de água, até formar uma pasta. Passe no couro cabeludo e deixe agir por cerca de 20 minutos. Depois, é só lavar normalmente.


 √ Vinagre

O vinagre possui, naturalmente, uma função adstringente. Você pode aproveitar esse benefício do vinagre, para controlar a oleosidade do seu cabelo. Misture o vinagre em um pouco de água fria e enxágue os cabelos com a mistura. Deixe secar naturalmente e você verá os resultados do controle de oleosidade.


Chá de Alecrim

Depois de lavar os cabelos, espalhe o chá de alecrim frio pelos fios e deixe agir por 20 minutos. Não é necessário enxaguar e pode deixar que seque nos cabelos. Faça isso todas as vezes que for lavar os cabelos e verá o poder do alecrim no controle de oleosidade.


Cuidar do cabelo oleoso sempre será um desafio e tanto, para quem busca uma aparência impecável em todos os detalhes. Adotar hábitos de cuidados rotineiros e escolher os produtos certos para o seu cabelo, podem ser a solução para acabar com esse problema.

Seguindo as nossas dicas, você vai poder desfrutar de uma rotina mais saudável de

cuidado com os cabelos e conquistar os fios, soltos, brilhantes e hidratados, que você sempre sonhou!

Gostou dessas dicas? Clique aqui e continue lendo sobre o assunto. Tenha um cabelo de dar inveja para a Rapunzel 😉

Leave a Comment